domingo, 3 de maio de 2020

DIDAQUÊ - INSTRUÇÃO

Didaqué (50-70)

Primeiro dos escritos integrados nos denomi­nados “padres apostólicos”. No original grego, seu título completo é “A instrução do Senhor aos gen­tios através dos doze apóstolos”. Breve resumo da doutrina de Cristo tal como a ensinaram os apóstolos às nações.
Publicado em 1883 pelo metropolita grego de Nicomédia, Filoteo Bryennios, de um códice gre­go em pergaminho, a Didaqué é o documento mais importante da era pós-apostólica e a mais antiga fonte de legislação que possuímos. De autor des­conhecido e objeto de inumeráveis estudos, sua composição pode ser datada entre os anos 50-70 da era cristã. Outros a reportam aos pirmeiros anos do séc. II. Essa obra vem a ser “o código eclesial mais antigo, protótipo venerável de todas as co­leções posteriores de Constituições ou cânones apostólicos com que começou o direito canônico no Oriente e no Ocidente” (Quasten).
O livrete está dividido em 16 capítulos, nos quais se distinguem claramente duas partes principais. A primeira (c. 1-10) apresenta instru­ções litúrgicas; a segunda (c. 11-15) compreende normas disciplinares. A obra termina com o capí­tulo sobre o advento do Senhor e sobre as conse­qüências que este tem sobre a vida dos cristãos. Se julgamos somente pelo título, poder-se-ia acre­ditar que a Didaqué contém a pregação evangé­lica de Cristo. Melhor: é um compêndio de pre­ceitos morais de instruções sobre a organização das comunidades e de ordenanças relacionadas às funções litúrgicas, sobretudo a Eucaristia, o Batismo, os profetas, os bispos etc. São muito interessantes os princípios de caridade e de as­sistência social expressos na Didaqué: esmola, obrigação de ganhar a vida com o próprio tra­balho.
Didaqué gozou de tanto respeito e reverên­cia na Antigüidade que muitos chegaram a considerá-la tão importante quanto os livros do Novo Testamento.
BIBLIOGRAFIA: Padres apostólicos. Edição bilíngüe completa, Texto da Didaqué S. Paulo (Paulus); BAC. Madrid 51985, 30-98. 

DOWNLOAD




Leia mais: https://historiadaigreja-com.webnode.com/d/didaque-50-70-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

História da Filosofia

História da Filosofia
Dicionário da História da Filosofia